Curiosidades PNL Técnicas

O que é Lavagem Cerebral? Técnicas e Curiosidades

Afinal de contas o que é lavagem cerebral e quais as técnicas para aplica-la? Ela realmente existe ou tudo não passa de uma lenda? Veja agora neste artigo.

Muito conhecida em filmes de ficção, a lavagem cerebral é uma realidade muito mais comum do que imaginamos. Seu nome original é Reeducação de Pensamento e pode ser realizada por oradores que conhecem suas técnicas, a fim de dominar a mente de seus ouvintes e expectadores.

Não há ainda consenso científico sobre a lavagem cerebral, mas não é possível negar sua existência e das profundas alterações de convicções e comportamentos que proporcionam as pessoas que passam por ela.

Sabe-se apenas que muitas técnicas são usadas cotidianamente por militares, políticos, religiosos e estelionatários, com o intuito de modificar o pensamento do seu grupo de pessoas e inserir a sua força, ideologia, credo ou usurpar seus bens materiais.

Mas afinal, o que é lavagem cerebral?

O termo “lavagem cerebral” começou a ser usado na Guerra da Coreia, com o ressurgimento de soldados americanos capturados e com ideologia e comportamento totalmente diferentes dos que possuíam antes, sem que houvesse nenhum tipo de encenação e sim uma crença forjada pelo país inimigo.

O princípio para facilitar essa lavagem cerebral é deixar a mente vulnerável, a partir de torturas físicas e psicológicas. Mas há ferramentas utilizadas muito mais sutis e não obvias e que são capazes de envolver a vítima silenciosamente, sempre baseado no elemento surpresa.

Tudo porque o cérebro age com situações imediatas de forma diferente e não racional, sem analisar os motivos do que está acontecendo e sim uma forma de se proteger.

Logo, a ação não passa pelo córtex frontal, responsável pela complexidade de pensamentos, indo direto para aquelas onde não há raciocínio amplo. Isso explica as reações em situações surpresas e rápidas, assim como emoções fortes, o suficiente para impedir um pensamento maior sobre a questão.

Tipos de Lavagem Cerebral

Para atingir esse objetivo, há dois tipos de preparação cerebral. A primeira é a lavagem cerebral forçada, criada a partir de ações radicais como tortura, privação do sono, medo e violência.

O segundo método é através da indução, quando diversas ações brandas são criadas para que a vítima possa estar tão ocupada e cansada que não vai perceber o que está acontecendo com ela.

O primeiro tipo de lavagem cerebral é mais comum em situações de guerra, sequestro e violência doméstica. Mas o segundo tipo é tão comum, que pode estar sendo praticado em cultos, colégios e até em programas de TV.

O que é Lavagem Cerebral?

É o tipo de ação usada por um vendedor que entende essa técnica, capaz de envolver o consumidor de tal forma que ele compra o produto mesmo sem ter interesse nele.

A lavagem cerebral sutil também precisa da vulnerabilidade do cérebro, mas encontra facilidades em pessoas que perderam entes queridos, se divorciaram, perderam emprego, lidam com doenças graves, até mesmo a pressão pela nota de uma prova.

Quando há intenção real em fazê-la, a vítima é envolvida em situações prazerosas e confortáveis, onde se sente amparada e acolhida, capaz de dar todas as suas informações íntimas e pessoais sem que haja resistência.

Técnicas sutis de lavagem cerebral

Os políticos são experts em criar conceitos e ideais paranoicos entre a população, com o único interesse em se beneficiar com o terror e a necessidade de amparo que causam. Dentre as técnicas de lavagem cerebral sutis, podemos citar as quatro seguintes:

1 – Mensagens Subliminares

Tipo de ação muito comum em publicidade e propaganda, ela é a indução cerebral ao consumo de algum produto, a partir da criação de uma necessidade vinculada ao prazer da imagem retratada. São quase imperceptíveis e causam uma reação impactante sempre que acionada.

2 – Repetição

A técnica da repetição é aliada a da reprogramação. É baseada nas ações dos mitomaníacos que acreditam na mentira que estão contando e conseguem convencer seus ouvintes de que é uma verdade.

A técnica faz com que a história que se deseja concretizar como verdade seja dita tantas vezes que no mínimo cria dúvidas sobre sua realidade até que se torne uma. E ela é melhor introduzida quando o técnico causa desconforto nos ouvintes, tornando o cérebro frágil suficiente para aceitar as soluções propostas.

3 – Ritmo e Programação

É quando há a formação de um clima propício para que o ouvinte se envolva nas palavras ritmadas do interlocutor. É muito usado em multidões e que desenvolve um discurso passional para envolvê-la.

4 – Merchandising

É quando um produto é inserido durante um programa de TV, utilizado pelos personagens principais de forma positiva e cotidiana.

Como funciona a Lavagem Cerebral?

Encontrei um vídeo bem bacana e que fala bem sobre como funciona o sistema de lavagem cerebral. A partir do minuto 4:50 você verá um caso que ocorreu com uma garota em 1974, vale a pena assistir.

5 Casos de Lavagem Cerebral Bizarras

Neste outro vídeo você verá 5 casos incríveis que ocorreram em casos de lavagem cerebral. Neste vídeo o caso número 2 é também muito interessante pois trata-se de casos de lavagem cerebral em grupo, algo que é bem comum e até mais fácil de acontecer por causa do efeito manada.

Estes casos também é o que vemos em nossa realidade, pois são o que muitas religiões fazem com seus membros. Assista, vale a pena.

Deixe seu comentário abaixo:
O que é Lavagem Cerebral? Técnicas e Curiosidades
4.7 (93.33%) 3 votes
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.