Curiosidades PNL

O Que é PNL – Programação Neurolinguística

Você sabe o que é PNL ou Programação Neurolinguística? Para começar, a programação neurolinguística ou PNL foi criada na década 70, por Richard Bandler, uma matemático e perito em computadores, e por John Grinder, um linguista especializado em gramatica transformacional.

Como Surgiu a PNL?

A história conta que eles estavam interessados em descrever o funcionamento do cérebro de forma a poder explicar como fazem as pessoas consideradas modelos de excelências em determinadas áreas.

E com observações conseguiram mostrar que possuímos programas, numa analogia entre o cérebro humano e um computador, e que as pessoas consideradas excelentes eram porque possuíam “programas” melhores,  no qual podem ser descritos, ensinados e aprendidos por qualquer pessoa.

E foi assim que surgiu a ideia que ALGO QUE ALGUÉM CONSEGUIU FAZER PODE SER POSSÍVEL A TODOS, uma vez que todos nos possuímos o mesmo tipo de equipamento, o cérebro.

Mas ao mesmo tempo, algumas pessoas não sabem explorar todo potencial de sua maquina ou não possuem bons programas, e por isso são “defeituosas” e “ineficientes”.

Observações

Bandler e Grinder observaram pessoas excelentes em diversas áreas e em seguida disseram quais programas tinham em suas mentes, denominaram esses programas de “estratégias.”

Em seguidas essas estratégias foram ensinadas a outras pessoas, como fim de alcançarem os mesmos resultados, e isso realmente aconteceu.

Eles observaram também que toda informação que chega ao celebro é recebida Neurologicamente, o que significa que é através dos sentidos da visão, audição, paladar, olfato, tato e sensações.

E tem mais, nossa neurologia inclui também nossas reação fisiológicas diante de coisas que acontece em nosso redor. A conclusão é que nosso corpo e nossa mente formam uma unidade inseparável.

Então o próximo passo da PNL foi ser codificar linguisticamente, sendo traduzida, categorizada, em sons, palavras, imagens, sensações, sabores e odores.

A linguagem como a forma que utilizamos para organizar nossa experiência, poderia ser compara a um imenso arquivo onde cada palavra, som, sensações, sentimentos, representa um arquivo.

E assim surgiu a noção de MODELO DE MUNDO, que prega que a possibilidade de um individuo se da a seu modelo de mundo.

Desta forma, pessoas com um modelo de mundo empobrecido terão escolhas limitadas, não contarão com alternativas de ação, porque simplesmente não são capazes de vê-las.

O modelo de mundo de uma pessoa é expressado através da sua linguagem, não ficando no âmbito somente do que é dito, mas também a forma na qual ela se expressa.

Com passar do tempo Bandler e Grinder descreveram varias estratégias, como um passo a passo de varias habilidades, como por exemplo estratégias para criatividade, solução de conflitos, estabelecimento de objetivos, comunicação, etc.

E cada uma dessas estratégias tem dentro de si uma infinidade de conjunto de técnicas e recursos para desenvolve-las, e a PNL tornou possível que qualquer pessoa seja capaz de apreende-las.

Conclusão sobre o que é PNL

Como podemos ver, a PNL surgiu de observação de pessoas que aparentavam ser extraordinárias. Mas visto mais de perto se descobriu que elas penas pensavam, e portanto, agiam de forma diferente.

E essa forma de pensar e agir poderia ser ensinado e aprendido por qualquer pessoa. Espero que agora você tenha aprendido mais sobre o que é pnl ou Programação Neurolinguística. Curta e Compartilhe.

Deixe seu comentário abaixo:
O Que é PNL – Programação Neurolinguística
4.3 (86.67%) 3 votes
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.